terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ilha Araraquara

Mais duas imagens exclusivas da Expedição Flip 2011: a Produção Literária embarcando na Bete - o barco que levou o pessoal no passeio pela Baía de Paraty, no setor oriental, a partir da praia de São Gonçalo. Vê-se à proa o piloto, nosso amigo Tiago. Abaixo a turma com a Ilha Araraquara ao fundo.

Domingo, 10 de julho de 2011. Assistimos à projeção da Mesa 15 na Tenda do Telão pela manhã e, como não conseguimos nos inscrever mais nas outras atrações da festa literária, resolvemos passear de barco, porque, tal como Macunaíma, não viemos no mundo para sermos pedra.

O passeio deu-se a partir da já citada praia de São Gonçalo. Os membros da expedição tiveram experiências singulares. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de receber das mãos de um caiçara uma garrafa pet cheia de camarões sete-barbas vivos. Bom, pra falar a verdade, como o barco estava em movimento, tangenciando sua canoa, ele simplesmente arremessou a garrafinha no convés e eu a agarrei. Sei que nossos colegas Sônia e Victor têm também experiências marcantes dessa viagem para compartilhar, mas vou esperar que eles próprios as postem neste blog. Quanto aos camarões, estes foram fritos e servidos à expedição pela Bete, mãe do piloto do barco que nos conduziu pelo passeio e que toca um restaurante na Ilha do Pelado, a qual também visitamos.

Quanto à Ilha Araraquara, indaguei o piloto sobre a origem de seu nome, mas ele não soube dizer ao certo. Afirmou que foram os antigos que a batizaram, antes mesmo de existirem cartas náuticas. Nossos colegas de expedição brincaram, querendo que eu lhes apontasse as ilhas São Carlos, Matão e Américo Brasiliense. Como existe uma ilha menor, chamada Araraquarinha, deduzi que esta corresponderia ao distrito de Bueno de Andrada (aquele, elogiado em prosa por nosso querido Ignácio de Loyola Brandão).

Brincadeiras à parte, como ninguém soube explicar a origem do nome da ilha, lá vou eu fazer minhas especulações. Aliás, desde o advento do empirismo essa moda de se especular vem sendo por demais desmerecida. Como não tenho nada contra - e tampouco pretendo defender nenhuma tese ou provar nada pra ninguém -, que me perdoem os acadêmicos. Ou não.

Consultando um mapa da região, notei que a Ilha Araraquara está localizada na extremidade oriental da Baía de Paraty. Isso quer dizer que na alvorada os pescadores em seus barcos (no meio da baía, certamente retornando de mais uma madrugada cheia de trabalho) veem o nascer do sol por detrás dela. Ora, se considerarmos que araraquara significa mesmo morada do sol, temos então uma bela explicação para a origem do nome. Aliás, chamá-la assim também poderia servir como orientação no mar, uma vez que, segundo o piloto, não existiam cartas náuticas quando a ilha foi batizada.

Quem não tem um mapa da Baía de Paraty pra conferir, pode visitar o site www.paraty.com.br/ilhas_praias/ilhas.asp. A Ilha Araraquara é a de número 49. Nota importante: neste site o mapa está sem norte (não fique desnorteado!), mas dá pra imaginar uma linha reta entre a ilha e a cidade que corresponde mais ou menos à direção leste-oeste.

No próximo post vou especular sobre a origem do nome da Ilha do Pelado. Esta, sim, dá o que falar!

Um abraço!
Assis










Nenhum comentário:

Postar um comentário